Foto do Pedro logo nos primeiros dias de vida... quando ele praticamente só dormia! |
A Revista Veja da semana passada trouxe uma matéria super legal sobre o sono do bebê e com algumas dicas de como facilitar este momento que, para alguns pais, é um grande problema!
Claro que nas primeiras semanas é comum mesmo que isso aconteça, afinal é tudo muito novo para os pais (principalmente de primeira viagem) e para o bebê... que saiu do seu 'mundo' e nem sabe ainda aonde está! =)
O Pedro sempre foi bem dorminhoco, puxou o pai... kkkkk.... brincadeiras de lado, nós não temos muita dificuldade para fazê-lo dormir, mas (sempre tem um MAS) quando ele está atacado e teima em lutar contra o sono, eu utilizo algumas dessas dicas aí sim - que devo ter lido em outro lugar... funciona mesmo!!
Estabeleça uma rotina: escolha de três a quatro atividades que possam ser repetidas todas as noites com o bebê... "Estabelecer uma rotina é essencial para que os bebês saibam que é hora de se acalmar e dormir." - eu faço isso, troco a fralda, coloco o pijama, as musiquinhas de dormir (CD Canção de Ninar - Palavra Cantada) e o amamento apenas com a luz de emergência acessa no quarto. Fico um pouco com ele em pé no meu colo, o coloco no berço, dou a chupeta (MÁGICA) e ele dorme sozinho!! =)
Evite atividades que causem agitação: Visitas, brincadeiras, som alto e ver televisão antes de dormir devem ser evitados à noite. "A luminosidade estimula a criança. Ela acaba indo dormir mais tarde e tem o ciclo do sono alterado".
Ponha-o para dormir sempre no mesmo horário: Os principais inícios de que a criança está cansada são quando boceja, esfrega os olhinhos ou coça as orelhas. - o Pedro faz muito isso.
Coloque-o no berço: Para tornar o momento de ir para o berço mais agradável, os especialistas sugerem que bebês a partir de 4 meses recebam um objeto de transição. "Pode ser uma fralda ou um boneco de pano". - o do Pedro é uma almofadinha...
Deixe-o pegar no sono sozinho: Feito o ritual do sono, coloque o bebê no berço e saia do quarto antes que ele adormeça. Assim, se despertar à noite, a criança não precisará ter os pais ao lado para voltar a dormir. "O ideal é não tirá-lo do berço nem acender a luz". - essa é a tarefa mais difícil, não pegá-lo no colo quando ele chorar de madrugada, claro que você levanta, vai lá ver se está tudo bem... coloca a chupeta e pode acreditar: ele volta a dormir sozinho sim! =D
Não o acorde para mamar: Exceto no caso de bebês prematuros ou com baixo peso, não se deve acordar a criança para mamar durante a madrugada: se ela não despertou sozinha, é porque a barriguinha vazia não está incomodando. - quem nunca fez isso??? eu acordei o Pedro várias vezes logo que ele nasceu... ficava contando as horas da última mamada pra saber se fazia muito tempo... rs... mas que bom que a gente aprende!
Bjos, a mãe do Pedro.